cat-right

Pronunciamento Sessão 28/06/2016

Pronunciamento do vereador Nelson Fischer motivado pelas constantes mentiras , baboseiras e críticas proferidas por alguns vereadores nas sessões: Segue na íntegra

Primeiramente quero lamentar o nível a que chegaram os debates nesta casa. Acho que não é isto que o povo de nossa cidade espera de uma Casa de leis. Mas convenhamos, e acho que o povo entende essa situação, não é possível ficar por mais de três anos ouvindo críticas, mentiras e “baboseiras”, sem mostrar o outro lado, o lado da verdade.

Diversos foram os vereadores que utilizaram a tribuna levando consigo o Plano de Governo da Gestão Rolf e Ricardo, dizendo que nada está sendo feito. Quanta mentira, quanta tentativa de enganar o povo. O plano de governo está tão atendido ou até mais, que planos de outras gestões. O que mais chama a atenção é que os que criticam e tentam persuadir o povo, são os mesmos que fazem parte de uma gestão anterior que também tinha um plano de governo. Diversas vezes se ouve, entre o povo, que de uma hora para outra, está se cobrando de um gestor a solução de todos os problemas da cidade, inclusive aqueles que outros prefeitos também não fizeram.

Então o plano de governo deveria se chamar Plano de Mentiras, não posso concordar, ou então, todos, de todos as gestões anteriores, também assim deveriam ser chamados. Eu acho que o mais coerente seria chamá-los de Planos de Intenções de um candidato.

Vou refrescar aqui a memória dos vereadores que falam do plano de Governo Rolf e Ricardo e não se lembram do Plano de Governo Paulo e Gladys.

Demorei muito para conseguir achar um exemplar, mas consegui e trago aqui algumas promessas, não atendidas:

· Locar a Polícia militar em novas instalações

· Redimensionar o espaço físico da sede da Polícia Civil

· Renovar os equipamentos da Secretaria de obras e ampliar a frota – todos lembram de que forma sucateada foram deixados a frota;

· Modernizar a administração do município, implementando o Governo eletrônico – quem fez isso foi a atual gestão, m setembro de 2013, com a implantação do sistema web;

· Revisão do estatuto e planos de carreira do magistério e do servidor público – nós aprovamos aqui, em dezembro de 2014 a revisão do estatuto e em março de 2016 a reestruturação dos planos de carreira;

· Reivindicar ao estado uma escola técnica e mais estabelecimentos de ensino médio nos bairros;

· Um núcleo de controle de zoonose;

· Eliminar as valas de esgoto a céu aberto – se eliminou?, por que essa administração ainda teve que implantar mais de 17 km de tubos e mesmo assim, ainda existem locais onde o esgoto corre a céu aberto;

· Implantar sinalização turística em todo o município

· Parque estadual da imigração alemã;

· Mirante no morro da Turquia;

· Trilhas de saúde nos clubes de caça e tiro;

· Museu do brinquedo e da porcelana

· Jardim botânico, o horto municipal;

· Postos de vigilância permanente nas divisas de Pomerode com Blumenau, Jaraguá do Sul e Rio dos Cedros;

· Melhorar as condições de acesso à Internet em todas as localidades do município;

· Aumentar a rede de vigilância através de câmeras

· Criar a Orquestra sinfônica Jovem de Pomerode;

· Casa de apoio à criança e ao adolescente;

· Ampliar o horário de atendimento nos postos de saúde;

· No Hospital – uma pequena UTI;

· Centro de recuperação de jovens com problemas de drogas e álcool através de escolas profissionalizantes;

· Incubadora de empresas na área da ciência e tecnologia com a promoção de parcerias e criar uma incubadora de micro e pequenos negócios;

· implantação de um centro de lazer náutico;

· O Selo Verde (selo de qualidade ambiental);

· Sistema de coleta e tratamento de esgoto em todo o município;

· A beira-rio para pedestres e ciclistas na área central da cidade;

· ciclovias que interliguem os bairros ao centro da cidade;

· Um parque ecológico.

· trilhas de saúde nos bairros;

· Continuar o Contorno Leste interligando a Rua Mato Grosso com o bairro Wunderwald;

· Melhorar o acostamento ao longo da rodovia que liga Pomerode Jaraguá do Sul, municipalizando essa via até a divisa com Jaraguá do Sul, implantando ciclovias, e acostamento

· criar áreas de estacionamento na região central – em vez de aumentar, diminuíram muitas vagas

· Asfaltar a Rua dos Atiradores

Este é apenas um pouco do que eu pude trazer para os senhores. Tem muito mais, mas meu tempo é curto e eu ainda tenho mais um outro assunto, que também é de vital importância. Mas fiz questão de mostrar isso mais uma vez para dizer que um Plano de Governo é uma lista de intenções de um candidato a Prefeito. Utilizar a expressão “Plano de Mentiras” é incoerente para criticar a atual gestão, ainda mais quando vem de pessoas integrantes do antigo governo que tinha um plano de governo que não foi atendido nem em sua metade.

Meu outro assunto é sobre a afirmação do presidente Claus em dizer que dá graças a Deus por não ter sido meu aluno. Que pena. Que pena Presidente Claus Krahn. O senhor teria tanto para ter aprendido comigo. Tantas irregularidades que o senhor comete talvez não estariam acontecendo. Até mesmo na sua educação para com os outros eu poderia ter contribuído muito.

Mas também é verdade dizer, que mesmo que eu não o tivesse tido como aluno em uma sala de aula, eu me considero teu professor aqui na Câmara, no dia-a-dia, nos ensinamentos da vida. Se prestasse atenção aos meus ensinamentos não estaria, cometendo esses erros aqui já apontados:

· O abuso nas recargas do celular, inclusive o pessoal;

· O fracionamento das compras, para escapar de licitações, como no caso da reforma aqui do Plenário, tem ainda também irregularidades na aquisição da central telefônica, entre tantas outras irregularidades que serão objeto de investigação.

Vossa excelência sabe que não é possível fracionar, pois se assim o fosse, uma obra, por exemplo seria feita com compra de tijolos na loja A, cimento, na loja B, madeira na loja C, mão de obra separada, portas e janelas em outro lugar. Tudo com notas separadas. Mas não dá: o objeto é o único: construção.

Vossa excelência sabe que isso é crime, é improbidade administrativa. Mas vossa excelência é como um tipo de aluno rebelde, que não quer aprender. Aquele que procura o fundinho da sala para bagunçar. Digo isto também me referindo, por exemplo, quando por tantas vezes eu lhe chamo a atenção para cumprir o Regimento Interno. Mas o senhor insiste em não escutar teu professor aqui. Lembra da época da CPI e CPP? Todos sabemos qual era a intenção dos senhores. Gastaram muito, mas muito dinheiro mesmo, valores que nem nós vereadores, muito menos a população de Pomerode tem acesso. Ninguém sabe ao certo de quanto é essa enorme quantia. Nós alertamos várias vezes sobre essa barbaridade. Mas vocês estavam cegos querendo a todo custo derrubar o prefeito. Cometeram irregularidades tremendas, desrespeitando o Regimento Interno. Por isso, também, o prefeito conseguiu reverter a cassação e foi totalmente inocentado do GOLPE que tentaram dar. Sim, o processo foi totalmente anulado, como se a cassação nunca tivesse ocorrido.

E tem mais, a tentativa de vocês para se livrar do prefeito não parou por aí, Tentaram então impedi-lo de poder ser candidato nas próximas eleições. Primeiro não aprovaram as contas de 2013 e este ano rejeitaram as contas de 2014, mesmo com um parecer favorável do Tribunal de contas do Estado, que orientou pela  aprovação, por não existirem motivos para rejeição.

Ainda nem sabemos se o prefeito Rolf, sua família e o partido PMDB irão escolher seu nome para candidato a próxima eleição. O que sabemos, e isso é bom já tranquilizarmos o povo, é que se quiser ser candidato, o Prefeito não tem impedimento.

O Prefeito mais uma vez teve que acionar a justiça para se defender dessas irregularidades que lhe são impostas. Na última sexta-feira a justiça deferiu a liminar em favor do Prefeito, que anula o Decreto de rejeição das contas.

Dito isso, só tenho a dizer que se quiserem torna-lo inelegível, comecem a pensar em outra coisa, pois o tempo corre e daqui a pouco não haverá mais tempo.

Sala das sessões

Vereador Nelson Fischer.